Esfoliação

Em seguimento do post do passado sábado, e como sugestão do Rúben Henriques do http://www.rubenhenriques.com/ hoje vou falar sobre a importância da esfoliação.

Todos sonhamos com uma pele limpa, lisa, sem manchas nem marcas e todos sabemos que, felizmente para uns e infelizmente para outros, os genes desepenham um papel fundamental neste sentido, mas também há uma série de cuidados que contribuem bastante para conseguir uma pele assim e um deles é a esfoliação.

Mais que um tratamento de beleza a esfoliação é também um tratamento de saúde, pois o seu objetivo é remover as células mortas para renovar a pele. Além do mais, este procedimento, ao limpar em profundidade a pele, facilita a penetração de hidratantes,  e diminui o aparecimento de manchas, pontos negros e borbulhas.

A esfoliação é de importância crucial para preparar a pele para a temporada de sol, contribuindo para um bronzeado mais uniforme e duradouro.
Este não é um cuidado exclusivamente feminino, mais que as mulheres, os homens deve fazer uma esfoliação regular, uma vez que geralmente têm a pele mais grossa e mais suscetível de acumular células mortas. Além do mais, este processo ajuda a evitar pêlos encravados.
Outra vantagem da esfoliação é o fato de ativar a circulação sanguínea.

Que tipo de esfoliante comprar?
Existem inúmeros esfoliantes à venda nos hipermercados, farmácias e perfumarias, para todos os tipos de pele e “carteiras”. É importante adquirir um específico para o corpo e outro para o rosto, pois a pele do rosto é muito mais sensível.

Como esfoliar?
O esfoliante corporal pode aplicar-se diretamente na pele húmida, durante o banho como uma luva de crina, luva esfoliante, ou simplesmente com as mãos. As luvas acentuam o efeito, mas tornam este processo também mais agressivo, pelo que não aconselho o seu uso em peles demasiado sensíveis.
No rosto geralmente aplica-se também na pele húmida, depois da limpeza facial.
Coloque o esfoliante nos dedos e vá distribuindo o produto com movimentos suaves, circulares e repetitivos até que o produto seque. Enxague abundantemente com água fria.
Depois da esfoliação é indispensável aplicar hidratante, tanto no corpo como no rosto.

Quando esfoliar?
No caso de peles secas e mistas, deve fazer-se uma exfoliação apenas uma vez por semana, já quando se tratam de peles acneicas e oleosas, o processo pode repetir-se até duas vezes por semana. Apesar de ser um tratamento bastante benéfico para a pele, convém cometer respeitar o intervalo para não irritar a pele.


2 comentários:

  1. Boas dicas.Ando um pouco preguiçosa, devia começar a fazer as minhas exfoliações.
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te perfeitamente porque também ando numa fase assim. Tenho de recomeçar também.
    Obrigada pelo comentário, beijinhos. :)

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários, a vossa opinião é importante para mim! :)